Network e Êxito Profissional

Você nem percebe ...

Você nem percebe …

Você nem percebe, mas ele está lá nos seus pulmões, nas suas células. E se nos falta, não há saída. Mesmo assim, só lembramos dele, do oxigênio, na iminência da asfixia.

Mas sossegue, este texto não é sobre fisiologia respiratória.

Dedicaremos um breve momento para pensar no papel das relações de trabalho que construímos e seus efeitos nos nossos projetos pessoais.

Costumamos esquecer de que existimos porque convivemos? Seguimos alheios ao fato de que as interações humanas são inapelaveis?

Somos partes de redes humanas. E as malhas de relacionamentos são mais amplas do que imaginamos. Embora nem sempre sejamos conscientes, os circuitos de convivência não se limitam às pessoas às quais estamos ligados pelas exigências imediatas do viver. Encontros casuais, gente com quem convivemos remotamente no tempo e no espaço, tudo pode ensejar contatos e fatos que vão influenciar nossos projetos.

As pessoas têm valor humanitário em si mesmas e, portanto, devem ser fonte e destino de empatia, contudo, no mundo do trabalho já é consenso entre mentores de carreira que a competência interpessoal e o cuidado que imprimimos às nossas atividades podem trazer constantes e significativos impactos ao bem-estar e ao êxito profissionais.

Nossa malha de relacionamentos sócio-profissionais configura-se a partir de distintos motivos: idêntica formação acadêmica, tipo ou área comum de trabalho, coesão por simpatias pessoais, proximidade hierárquica, entre outros. A despeito dos motivos, as conexões profissionais com todos que cruzam direta ou indiretamente nosso caminho podem influenciar o traçado do jogo da amarelinha que define cada carreira.

Quando temos consciência profunda dessa malha profissional, percebemos a interdependência que caracteriza as relações e estamos atentos às formas como se dão as trocas próprias das transações humanas, firmamos presença de forma mais consistente  como membro de uma network.

É preciso lembrar que uma network é muito mais o resultado da atitude de consciência e gestão das relações profissionais do que uma configuração social advinda da coincidência de percursos ou similaridades que nos caracterize como membro de um grupo.

Nada supera o sentimento de fazer parte de grupos significativos. Seja por admirarmos as pessoas, seja por trocas afetivas que nos fortaleçam ou pelo constante aprendizado, é preciso desenvolver consciência e atitudes que nos lancem ao encontro dos parceiros de jornada profissional.

Há quem tenha visão superficial dos benefícios advindos da boa inserção sócio-profissional. Mas a despeito dos signos de status e da obtenção de benefícios materiais, para além disso, a sociabilidade estável na profissão é base dos projetos profissionais convocados à autorrealização.

Enfim, a inserção consciente nos grupos profissionais e a valorização dessas conexões são fatores que imprimem coerência ao nosso estilo profissional  trazendo êxitos consistentes ao projeto de carreira.

Sede de conexões, é o que somos ...

Sede de conexões, é o que somos …

Um comentário sobre “Network e Êxito Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s