Segunda-feira – Um Novo Tempo

Tocar a melodia da vida com harmonia ou ….

Em algumas pessoas, basta cair a tarde de domingo e já se instala certa ansiedade diante da chegada da segunda-feira. Muitos experimentam sentimentos de desesperança quanto ao primeiro dia útil da semana.

E esse desassossego no início do  ciclo semanal parece cada vez mais comum.  Mas, a segunda-feira é recomeço. Então, é possível enxergá-la de forma edificante, para isso é preciso retirarmos os véus do negativismo  que encobrem suas possibilidades como novo tempo.

É natural que, de vez em quando, experimentemos certa apreensão frente às mudanças do calendário. Ás vezes, nos sentimos vulneráveis diante de obrigações e desafios. Seja pelo nível de dificuldade que se apresenta, seja pelo tipo de relação que mantemos com as pessoas com quem iremos trabalhar; ou, ainda, por estados de espírito que nos levam a conferir à missão, um forte caráter de visível sacrifício e de pouco retorno à vista.

Então, como eliminar crenças desanimadoras para ultrapassar o vale do negativismo e alcançar o topo da atitude positiva que os recomeços exigem?

Há caminhos a experimentar:

Começar bem. Trocar as lentes da autoimagem e enxergar a si mesmo como alguém capaz e confiante. Todo começo é favorecido pela autoconfiança. E nada traz um melhor começo do que o forte compromisso. Goethe dizia: ‘quando estamos comprometidos, o cosmo conspira a favor’.

Recomeçar. Mas se o bom princípio é uma vantagem, também não significa que um início ruim será condenação ao fracasso. Podemos recomeçar com a vantagem conhecer os tropeços e vicissitudes do caminho. 

O sentido do trabalho. Talvez visualizemos a segunda-feira de perspectiva sombria  pelo sentido que atribuímos ao trabalho. Historicamente, o pensamento ocidental tem ligado o trabalho a experiências de sacrifício, mas toda ação tem certa ambiguidade. Há o lado agônico de esforço, mas também, o lado prazeroso de nos sabermos construtores do mundo.

Movimento permanente. A realidade está em constante fluxo. Muitos ciclos compõem a vida. Basta olhar a natureza. As  fases da vida.  As estações do ano. Ciclos inexoráveis. E diante do inexorável, há duas opções: o amargor de maldizer a vida ou vivê-la de forma realística. Negar o movimento do tempo ou acolher cada dia como confirmação de vida.

A segunda-feira começa no domingo. Cuidar do fim de semana é a melhor maneira de começar a segunda-feira. Inventar momentos agradáveis com os que amamos. Reservar tempo para si. Curtir o prazer da própria companhia.

Reequilibrar-se. Aristóteles ensinava: ‘o equilíbrio o caminho da felicidade’ e o final de semana é o tempo de reequilibrar energia. Os excessos não ajudam. É sair da rotina sem exageros, sem descompensar nosso ritmo mais saudável.

Discurso interno. O escritor indiano, Aravind Adiga diz que: “É difícil um homem mergulhado na lama cheirar bem”.  Ele parece  sugerir ser impossível a alguém imerso em pensamentos ruins ter visão afirmativa da própria experiência. E na receita do andar firme é preciso pingar gotas do mais puro otimismo.

Em síntese, sem se importar com o tempo do calendário, lembre-se: o tempo é hoje. A esperança é sempre.

Seja.

Vejo flores ou...

Vejo flores ou…

10 comentários sobre “Segunda-feira – Um Novo Tempo

  1. lúcia vasconcelos disse:

    Oi, Liduina,

    Belíssimo texto!

    “Todo verbo que é forte se conjuga no presente”.

    Essa expressão me recorda uma passagem bíblica a respeito do “hoje”. “Esse é o dia que o Senhor fez; regozijemos e alegremo-nos nele”. Se encararmos assim, com certeza todos os dias serão bons independente dos acontecimentos…

    Um grande abraço!

  2. Barbara Guimarães disse:

    “Uma grande descoberta é quando alguém se dá conta do óbvio a primeira vez.”

    Agradeço pelas grandes descobertas que suas reflexões me permitiram.

    Um beijo grande,

    Bárbara, a mãe do Miguel.

  3. Eliza Oliveira disse:

    Minha segunda-feira com certeza será melhor… Não que me apavore com a chegada dela… Mas é sempre bom ouvir suas sábias palavras: “… o tempo é hoje! A esperança é sempre… Sou!”
    Bjks..

  4. Bruno Gomes Benigno Sobral disse:

    Muito bom o texto. Temos dificuldade em organizar o tempo de forma equilibrada durante a semana, pois somos absorvidos pelos trabalhos e obrigações da rotina, por isso, acabamos deixando para o fim de semana a única ou derradeira oportunidade de termos tempo para nós, para o lazer, a saúde, como diria o poeta Tim Maia, ” a semana inteira fiquei esperando”. Porém, quando chega o domingo, fica a sensação de que o fim de semana não foi o bastante, o que demonstra que realmente devemos viver não apenas nos finais de semana, pois “os dias de feira também são seus”, segundo Vander Lee. Assim, concordo que o ideal é tentar ir, durante a semana inteira, conciliando as diversas atividades laborais e lúdicas, pois do contrário, essa repetição hebdomamdária acaba se tornando uma espera ansiosa para a chegada da sexta e aflita pelo final do Fantástico. Por fim, apenas gostaria de ressaltar que Buda, no Século VI antes de cristo já falava que “a virtude está no meio”..bjo

  5. Jovina Gomes Benigno disse:

    Lidu, que beleza mais esse teu texto “ Segunda-feira: Um novo Tempo” , postado hoje no teu blog.!
    Quando leio teus ensaios é como se eu estivesse diante de um espelho em que a imagem refletida é a minha, mas uma imagem que se sobressai pela perspectiva que suas palavras me proporcionam de que sempre posso ser outra, ser melhor, mesmo continuando a ser eu mesma (acho que esse pensamento não é só meu).
    Obrigada pelo carinho e honra em me dedicares o ensaio. Com certeza ,quando estamos juntas sempre é recreio, descontração, com uma vantagem: sem sair da aula porque também nesses momentos continuo aprendendo muito contigo.
    Parabéns! Muito obrigada!
    Beijo Grande!
    Jovina

  6. VALFISIA disse:

    Segunda-feira

    Olá, Liduína, acho que sou a mais nova visitante e leitora do seu blog. A temática me atraiu e seu texto foi muito bem escrito! Acredito que para termos uma vida saudável o olhar que devemos ter para a vida é este mesmo.
    Não nos prendamos a aparente rigidez que nos é imposta pela segunda-feira, ou mesmo pelo tempo, mas façamos destes uma possibilidade, uma oportunidade para fazermos e para sermos o que ainda não conseguimos fazê-lo ou sê-lo. Melhores no trabalho, na família, nas relações interpessoais, nos afetos.
    Precisamos ter uma visão global da vida. O trabalho é apenas uma dimensão de nossas vidas, devemos viver as outras dimensões com igual intensidade ou mais.
    Como bem disse a autora do texto: Segunda-feira- Um Novo Tempo, Luduína Benígno, precisamos entrar em contato com o que nos fortalece, ressignificar o trabalho.
    Não devemos ter um olhar igênuo, deve ser realista, verdadeiro, porém, positivo, por isso, precisamos de um foco, metas, para nossa vida ter um sentido e este sentido não deve ser apenas colocado no trabalho, mas, nas outras dimensões da nossa existência. Precisamos transladar nossas idéias de um ponto fixo, coloquemos mobilidade nestas.
    Criemos oportunidades e momentos agradáveis para nossas vidas. É essencial viver o hoje. Somos capazes de mudar a cada dia, de reconstruir e redimensionar nossas vidas, o tempo e a segunda-feira.

    VALFISIA

  7. Valeria Batista Pereira disse:

    Cara Liduina,

    Seu nome me foi apresentado no curso Vida Ativa do BB, que fiz este ano e que foi o pontapé para minha aposentadoria.
    Agora, aposentada a exatos 5 dias, me dencontro contigo neste texto maravilhoso, cujo teor me faz acreditar que as segundas-feiras, que estariam me parecendo sombrias, na realidade são portas para um novo caminho e novas oportunidades.
    Serei frequentadora assídua de seu blog, claro que com a sua permissão.
    Um grande abraço,
    Valeria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s