Uma Teia de Lições

A vida é uma teia de lições...

A vida é uma teia de lições…

Examinando a trajetória de pessoas notáveis é possível identificar um traço em comum. Geralmente, são personalidades que reverenciam biografias exemplares e têm os mais velhos como exemplos a seguir.

Isso resume a fidelidade aos ideais dos antepassados e o orgulho do legado de lutas e sacrifícios ancestrais; também, indica uma forma eficiente de inspirar-se e nutrir-se de sapiência.

O sucesso nunca é construído solitariamente. É lavoura bem sucedida dos que têm disposição para buscar inspiração. Se olharmos para a História, veremos que a ação de pessoas consideradas geniais reflete modelos de dignidade, força e simplicidade. Gênios, empreendedores e benfeitores, muitas vezes, são espelhos de lições bem aprendidas.

Por isso, é proveitoso refletir sobre a nossa disposição de ânimo e abertura de espírito para incorporar exemplos e ampliar aprendizados.

Visando a esse fim, algumas perguntas são valiosas. Sabemos quais os propósitos que embalaram nossos antepassados sanguíneos ou históricos? Temos interesse em conhecer as lutas e sacrifícios de quem firmou conquistas, cujos benefícios são usufruídos por todos? Incorporamos a reverência aos mais velhos como coluna da educação?

Responder afirmativamente a essas questões sinaliza que estamos conscientes de nossa condição. Somos seres de desejo e direção, portanto, o exemplo edificante ajuda a romper o circuito estreito do imediatismo e a se contrapor a rotinas sem perspectivas para revolucionar nossa própria história.

Afinal, quem não precisa de referências sólidas quando precisa de um norte promissor?

Não é à toa que nas horas decisivas, o atleta se lembra das marcas conquistadas por seus ídolos. Ele só se supera porque segue alimentado pela certeza de que outros experimentaram percalços no caminho.

É fato que o  ser humano aprende por mimetismo; por meio da imitação dos seus pares e devemos tirar proveito disso em prol da uma educação consistente que impulsione histórias felizes e vitoriosas.

Mas, é preciso estar atento ao fato de que podemos imitar modelos edificantes, mas também, replicamos exemplos ruins. Razão pela qual, não é incomum presenciar a ruína dos que se limitam a reproduzir comportamentos desesperados ou desestruturantes.

A vida é uma teia.

Tudo está interligado. Por isso é preciso pensar nas nossas próprias ações como exemplos. Quando esquecemos disso, nos desconectamos e esquecemos de que também somos referência, emissores de exemplos e isso pode empobrecer os papéis que desempenhamos.

Em síntese, é bom aprendizado não esquecer de irradiar bons modelos de conduta, de estar aberto para julgar e escolher caminhos que inspirem  respeito não apenas ao nosso projeto pessoal, mas que dignifiquem a caminhada do homem na terra, desde o primeiro passo.

Somos todos parte disso.

Lições são alicerces

Lições são alicerces

15 comentários sobre “Uma Teia de Lições

  1. Elieuza disse:

    Obrigada, Lidu, por mais um presente para nossa reflexão e crescimento.

    Os bons exemplos geram frutos que se multiplicam eternamente.

    E nada mais forte que o exemplo dos Pais aos Filhos, seja este exemplo bom ou mau.

    Ingênuos os que pensam que criança não gosta de disciplina. Elas gostam sim, pois isto lhes traz segurança.

    Abração amiga!

  2. ednair disse:

    Cara Lidú,

    Mais uma vez você foi feliz em seu ensaio. Diariamente reflito sobre a importância do exemplo e o poder que ele exerce sobre nós. Isso porque, tenho a minha filha de cinco anos e, a cada comportamento que ela expressa, percebo o quanto somos responsáveis pelo jeito de ser e a atitude da criança.
    Um grande abraço,

  3. Eliane Crisanto da Silva disse:

    Lidú, como é enriquecedor ler as suas reflexões.Estou muito agradecida por tê-la conhecida no FPEC e poder continuar aprendendo com seus escritos.

    muito obrigada e um grande abraço,

    Eliane Crisanto
    Gepes Maceió Al

  4. Dirleg Paigel disse:

    Lidu,

    Que maravilhosa reflexão sobre o poder do exemplo, estou aqui me deliciando com esta leitura.
    O exemplo é um poderosìssimo instrumento para repassarmos nossoa valores aos nossos filhos e as pessoas que conosco convivem.

    Grande abraço,
    Saudades,

    Dirleg

  5. O que mais chama atenção foi a questão do papel dos pais como formadores e disseminadores de valores, sejam eles bons ou ruins. Inevitavelmente, esses valores se transformam ao longo do tempo por consequência dos questionamentos a eles atribuídos. No entanto, nem sempre essa transformação acontece para o seu melhoramento, mas sim para sua deturpação. Não sabendo lidar com o ritmo cada vez mais frenético da vida, as pessoas acabam se deixando embriagar por sentimentos ruins, como o individualismo, o que leva a sociedade a desprezar antigos valores como a ética e o respeito à existência alheia.

    Enfim… assunto muitíssimo interessante, e que leva a diversas outras discussões.

    Abraço,

    Antonio Matos

  6. Ana Carla Madalena disse:

    Muito bom, obrigada…
    Lembrei tb o que me aconteceu um dia desses. Estava no MacDonald’s, uma criança tb esperneava por um brinquedo que tinha no mac lanche feliz, ele ganhou um lanche, o brinquedo não.
    Ele chorava tanto, e gritava tanto… choro tão sentido… 😛
    Olhei diversas vezes para a mesa em busca de ver a reação dos pais. O pai parecia INDIFERENTE e completamente surdo. A mãe, colocava a cara de bicho para o filho e o mandava calar a boca, apenas!
    Diante da cena que não me agradava nem um pouco, pedi que uma moça que trabalhava lá para perguntar qual era o brinquedo q ele queria e o entregasse, que pagaria… mas não falasse que era eu que estava mandando. Queria amenizar…
    Ele recebeu, sorriu… e foi embora feliz da vida. Não suporto pais que agem dessa forma, sem ensinar, impor limites, ou que ignoram qualquer espécie de sentimento que filho tenha… fico pensando o quanto isso vai interferir, influenciar, na vida adulta dessas crianças criadas assim…

    Bjo Lidu!

  7. Ana Cecília disse:

    Lidu, pela primeira vez acessei seu blog aqui de casa. Como está lindo! Maravilhoso! Você é mesmo especial. Estou me iniciando agora nesta seara dos blgs e te convido para acessar “amigadaspalavras.blogspot.com.”, onde publico minhas impressões xperiências com… tudo que toca profundamente. Será uma honra receber um comentário seu… Beijos com MUITO cariho.
    Ana Cecília

  8. GIOVANNI CHAVES disse:

    Lidu,
    Espero que voce tenha a noção da importância que exerce em nossas vidas.Voce tem o dom da inteligência quando escreve textos maravilhosos e o dom da sabedoria quando compartilha estes conosco.
    Que bom!! Um ano após o FPEC e eu aqui, devorando seus textos na busca da construção de meu templo interior.

    Vida eterna Lidú!!Te amamos!!

  9. Bebé disse:

    Lidu,
    estou me deliciando lendo seus textos. Desejos carinhosos de muitas novas alegrias pra vc e pra nós seus seguidores e leitores.
    beijos

  10. Flávio Allemand disse:

    De suma importância o quanto bons pilares de sustentação fazem toda a diferença para todos nós.
    Muito obrigado por suas palavras,
    Flávio.

  11. Paulo de Tarso disse:

    Amiga Liduína,

    Mais uma vez, encontro neste texto uma grande contribuição para a humanidade.
    Muito obrigado mesmo!
    Um forte abraço.
    Paulo

  12. Alexandre Sascho disse:

    Lidu,
    Suas palavras ainda ecoam em minha mente. Lendo seus textos você se fará mais presente.
    Obrigado.
    Sascho

  13. Brasiliano Brasil Borges disse:

    Cara Lidú,

    Considero incorpordo ao meu prazer, a leitura dos seus textos. Ao que observei, as suas construções são fontes ricas de aprimoramento pessoal e humanístico.

    Beijos no coração seu e no coração dos seus.
    Brasiliano

  14. Pergentino disse:

    Cara Liduína,

    parabéns pelos ensaios, escritos de maneira simples, linguagem direta e compreensível. É notória a sua capacidade de síntese, lançando luzes sobre tantas problemáticas humanas em tão breves ensaios. Por exemplo, em “o êxito não é um acaso”: a força do exemplo; biografias inspiradoras, inclusive as de nossos pais; valores universais; missão; sucesso; motivação; aprendizado; pedagogia; educação; convivênca; utopia etc.
    Por falar em biografias exemplares, lembrei do Ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Condenado pelo regime do “apartheid” liderado pela minoria branca, passou mais de 27 anos na prisão. Libertado em fevereiro de 1990, foi eleito Presidente da África do Sul. O que esperavam então, com ódio e arrogância, muitos de seus aliados: vingança contra os inimigos opressores.
    Mandela, porém, com muita sabedoria e humildade, afastou qualquer sentimento de vingança. Ele tinha muita clara a sua missão: pacificar o seu País, promover a reconciliação nacional e lutar pela construção da democracia, em benefício de toda nação sul-africana (feita por negros e por brancos).

    um grande abraço, Pergentino.
    Tenho me tornado leitor assíduo, sempre buscando internalizar tantos ensinamentos.

  15. JOVINA GOMES BENÍGNO disse:

    Lidu,
    todos os teus ensaios nos tocam a alma, como um “cupido” que nos leva a amar o mundo, as pessoas, a natureza; este teu ensaio me fala especialmente, talvez pela grande responsabilidade de mãe que cria os filhos com a asência do pai;
    Teu texto nos coloca frente a frente com nós mesmos (você sempre nos proporciona esta reflexão) e aí nos perguntamos : somos bons exemplos pros outros? e mais : somos bons exemplos para nós mesmos?
    Citar que ” o exemplo é fonte de amparo” foi espetacular; entendí, pelo fechamento do texto que tão ou mais importante que seguir um bom exemplo é ser um bom exemplo;
    Um beijo grande. Obrigada pela fluência, lucidez, clareza, leveza, etc.. etc.. etc
    Você tem sido, por toda a minha vida e da minha família, um exemplo gratificante, alegre, revelador. beijo
    Jovina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s