Carnaval – Desfile da Criatividade

Imagem de Fernando MedeirosEstamos no carnaval. São muitas as expressões de extravasamento e espontaneidade nos mais diversos pontos do país. Os blocos de sujos, as fantasias improvisadas, a irreverência das brincadeiras, as festas populares, as danças inventadas, os trios elétricos, as letras das marchinhas e os desfiles das escolas de samba são quase, intimações para pensarmos na criatividade e na espontaneidade.

Entre esses eventos, o desfile das grandes escolas de samba na Marquês de Sapucaí, destaca-se pela diversidade criativa e força estética. São enredos, fantasias, sambas e alegorias que transformam materiais os mais variados em sonhos e exaltação da beleza e da razão. É a explosão da capacidade humana  de criar e realizar. Não é à toa que é considerado o maior espetáculo da terra e atrai a atenção de pessoas no mundo inteiro.

Assistir aos desfiles daquelas agremiações carnavalescas pode ser um exercício de reflexão sobre o quanto deixamos de lado a alegria e a criatividade para enfrentar os desafios do cotidiano comprimido por obrigações, convenções e formalidades que nos afastam da espontaneidade tão benfazeja à criatividade e eficiência.

Cada desfile é uma apoteose da capacidade humana de conceber, planejar, projetar e realizar beleza com o sublime exagero da estética levada à sua expressão mais concreta e popular.

Carnavalescos, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, operários, músicos e intérpretes formando um cordão de artífices dos dramas e comédias da existência humana.

Escultores da alegria que mostram a vida em cada alegoria e nos ajudam a jamais esquecer de que é possível romper obstáculos da vida prosaica do dia-a-dia com mais alegria, esperança e criatividade.


Posted In:

6 Comments

  1. Lidu,

    Cada artigo é uma onda de conhecimento.

    Peço licença para lê no grupo, e discutir com eles sobre cada assunto abordado.

    Beijos,

    Sônia Gomes

    1. Sônia,

      Será uma honra ter os textos compartilhados em seu grupo. Saudade de você.
      Parabéns pela aposentadoria e forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s