Estamos no carnaval. São muitas as expressões de extravasamento e espontaneidade nos mais diversos pontos do país. Os blocos de sujos, as fantasias improvisadas, a irreverência das brincadeiras, as festas populares, as danças inventadas, os trios elétricos, as letras das marchinhas e os desfiles das escolas de samba são quase, intimações para pensarmos na criatividade e na espontaneidade.
Entre esses eventos, o desfile das grandes escolas de samba na Marquês de Sapucaí, destaca-se pela diversidade criativa e força estética. São enredos, fantasias, sambas e alegorias que transformam materiais os mais variados em sonhos e exaltação da beleza e da razão. É a explosão da capacidade humana de criar e realizar. Não é à toa que é considerado o maior espetáculo da terra e atrai a atenção de pessoas no mundo inteiro.
Assistir aos desfiles daquelas agremiações carnavalescas pode ser um exercício de reflexão sobre o quanto deixamos de lado a alegria e a criatividade para enfrentar os desafios do cotidiano comprimido por obrigações, convenções e formalidades que nos afastam da espontaneidade tão benfazeja à criatividade e eficiência.
Cada desfile é uma apoteose da capacidade humana de conceber, planejar, projetar e realizar beleza com o sublime exagero da estética levada à sua expressão mais concreta e popular.
Carnavalescos, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, operários, músicos e intérpretes formando um cordão de artífices dos dramas e comédias da existência humana.
Escultores da alegria que mostram a vida em cada alegoria e nos ajudam a jamais esquecer de que é possível romper obstáculos da vida prosaica do dia-a-dia com mais alegria, esperança e criatividade.
Amei! Para mim, este foi o melhor texto!
Beijo!
Valeu pelo feedback. Beijo.
Lidu,
Cada artigo é uma onda de conhecimento.
Peço licença para lê no grupo, e discutir com eles sobre cada assunto abordado.
Beijos,
Sônia Gomes
Sônia,
Será uma honra ter os textos compartilhados em seu grupo. Saudade de você.
Parabéns pela aposentadoria e forte abraço.
Lidu,
você sempre magnifíca.
abcs. Saudade de sua presença, serena e inspiradora.
Querido Haroldo,
Que bom receber notícias suas.
Obrigada pelo carinho, abraço.