Invista no seu propósito de vida

Uma vida, um propósito...
Uma vida, um propósito…

Todos nós acreditamos que vivemos uma vida com propósito. E essa pressuposição faz sentido. Precisamos de definições sobre pontos cruciais de nossa identidade: habilidades e  limitações. Interesses e valores. A síntese desses aspectos é o suporte que nos leva a firmar um propósito de vida.

Há quem diga que todos temos apenas um propósito: ser feliz. Mas essa expressão é muito vaga para expressar o que nos move, nos atiça. Nos acende para o desafiador jogo da vida. E quanto mais conseguimos visualizar qual o propósito nos orienta, maiores serão as chances de realizarmos ações que nos aproximarão de seu alcance.

O conceito de propósito é amplo. Fato que dificulta delinear seus aspectos que terão impacto direto no estilo pessoal de estabelecer metas e escolher instrumentos para atingi-las.

Essa dificuldade é considerável. Se o meu propósto é ser feliz, como reconhecerei o que me faz feliz e por quê?

Lao Tsé dizia que as grandes coisas são a soma das coisas pequenas. Essa forma de pensar pode ajudar na identificação do nosso propósito de vida. E para fazer isso, há que se desmembrar o objetivo eleito em metas. Objetivos menores e identificáveis.

Vamos a um exemplo. O seu propósito é cultivar boas amizades? Então, fazer-se presente de forma positiva  (ligar ou visitar no aniversário, mostrar interesse pelo bem-estar dos  outros, ser bom ouvinte, reconhecer as qualidades e estar disponível nos momentos de dificuldade) é um jeito afirmativo de aproximar-se de seu propósito.

O mesmo ocorre no trabalho e nos relacionamentos amorosos. Seus atos cotidianos vão compor a sua imagem. Vão condicionar  a percepção que as pessoas têm sobre sua forma de trabalhar e relacionar-se.  Você constrói um círculo virtuoso. Quanto mais alcança pequenos objetivos, seu senso de valor pessoal aumenta. Isso ajuda a produzir sentimentos positivos  sobre você  mesmo. O que contribui para a ampliação do nível de auto-confiança, sentimento indispensável para uma história de realizações.

O cântico dos pássaros.  As aves cantam porque são felizes ou são felizes porque cantam? Se  pesquisarmos sobre o início desse ciclo, talvez descubramos um  ciclo auto-reprodutivo. Os pensamentos provocam sentimentos e vice-versa.  Por essa razão, assumir compromisso e atitudes alinhadas ao nosso propósito favorece a assunção e aproveitamento de oportunidades. Goethe dizia que quando estamos comprometidos, o cosmo conspira em  favor dos nossos fins.

Somos seres biográficos. Isso significa que construímos uma história de vida. E só seremos bons construtores se lembrarmos que somos, também, seres de desejo e vontade. E o desejo e a vontade só se acendem, quando sabemos o que queremos.

O desejo muitas vezes surge como uma inquietação passageira. É a magia que enfeita nosso jeito de querer. A vontade é a intensidade desse querer e só com ela teremos disposição para cruzar as linhas de chegada da maratona da vida. E sabe o que é a linha de chegada? é um objetivo ou uma meta que compõe a grande estrada que leva ao nosso propósito.

O propósito de vida é a nossa utopia. Você sabe que essa palavra que dizer não-lugar ou lugar que não existe. Mas é o lugar que todos devem procurar sob pena de nos tornar-mos autômatos, seres sem história. A utopia não encaminha soluções para nossa vida, mas desempenha um importante papel inspirador, motivador. Ela é como as estrelas no firmamento. Sabemos que não as alcançaremos, mas podemos nos inspirar com o seu brilho.

Em resumo, o propósito de vida é um direcionador macro. Ele norteia  objetivos e metas e amplia o campo do pensável sobre que biografia queremos escrever. Em resumo, o propósito de vida é um mapa. Ajuda na identificação do que se quer construir.  Aponta o quanto de dedicação e esforço será necessário ao projeto que materializará nosso propósito.


Posted In:

1 Comment

  1. Site muito interessante. Textos muito bem escritos. Parabéns pela iniciativa. Estarei sempre visitando.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s