Triunfar…

 

Vitória, construção coletiva...

Vitória...

Quero vencer na vida!

Quem não pronunciou essa frase em algum momento da vida?

E sabe por quê?  Todos querem fazer valer o espaço de tempo que passarão neste planeta. Deixar sua marca. Somos seres singulares e querer vencer na vida significa, sobretudo, querer afirmar nossa singularidade na comunidade humana.

Triunfar, no sentido original, quer dizer prevalecer sobre os demais. Mas para este blog, triunfar é prevalecer sobre as dificuldades e obstáculos. È aproveitar as oportunidades que, muitas vezes, por falta de autoconhecimento, ou desinteresse, nem percebemos.

É comum ver cidades que, logo na sua entrada, controem arcos triunfais para destacar seus territórios como diferenciados dos demais. Um exemplo? Paris. E não é à toa. Os arcos são construções de inspiração romana que simbolizam a vitória em determinada batalha, portanto, distinguem os povos vitoriosos.

Mas, aqui, falaremos de triunfo no sentido de superação. Não pensaremos em batalhas. Trataremos  do que é  jogar o bom e belo jogo da vida. Do saber-se capaz e poder ir adiante, na busca dos nossos propósitos.

Para seguir adiante, é sempre necessário pensar sobre onde se quer chegar e que, instrumentos temos para realizar a caminhada. E dentre as ferramentas, nossas próprias atitudes são essenciais. Por isso, neste primeiro ensaio vamos pensar sobre a atitude de humildade.

A humildade é suporte para o autoconhecimento. Só conseguiremos efetivar as passadas necessárias para avançar, se conhecermos a nós mesmos, pelo menos, quanto às seguintes questões:

  • Valores: nossos valores determinam nosso caráter, nossos pensamentos e ações. O pensador chinês, Confúncio, dizia: “Cuidado com o seu caráter, ele determina seus pensamentos; cuidado com os seus pensamentos, eles determinam suas ações; cuidado com as suas ações, elas desenharão o seu destino”.
  • Sentimentos: Que sentimentos nutro em relação ao mundo e às pessoas? Sou hostil? Sou flexível e busco contextualizar-me nas situações para ter reações mais equilibradas? Ou sou impulsivo e “meto sempre os pés pelas mãos”?
  • Comunicação: Como comunico minhas idéias? Como expresso meus sentimentos?
  • Educação: Sou gentil e educado no trato com as pessoas? Digo as palavras mágicas: obrigada, desculpe, por favor? Consigo elogiar sinceramente as pessoas? (Os presunçosos têm grande dificuldade de reconhecer e tecer elogios)
  • Humor: Sou uma pessoa acessível, bem-humorada?

Esses aspectos são determinantes de como você vai se relacionar com as pessoas e quanta dificuldade encontrará ao tentar abrir as portas que o levarão aos lugares que tenciona conquistar.

A palavra humildade vem de húmus que é a matéria orgânica propícia ao crescimento das plantas. Não adianta semear em terreno árido.  A humildade é a qualidade que torna nossa vida  propícia para semear amizades; possibilita-nos aprender coisas novas e aperfeiçoar o que já sabemos.

Saramago diz que a felicidade consiste em darmos passos rumo a nós mesmos. E isso é autoconhecimento. E para desenvolver esse “conhecer a nós mesmos” precisamos começar pela humildade.

Precisamos desse estado de abertura do nosso espírito para reconhecermos nossos tropeços e acertar o passo na direção que pretendemos.

Não existe evolução sem aprendizado e não aprendemos se não reconhecermos que ignoramos muitos aspectos que podem nos ajudar. E por incrível que pareça nosso grande inimigo, muitas vezes, somos nós mesmos.

Nossa presunção de saber ou poder, nossa prepotência além de nos afastar das pessoas, são grandes obstáculos ao aprendizado, indispensável ao desenvolvimento humano e ao sucesso.

Nossas ações são expressões de atitudes  que nos movem pela vida. A humildade refere-se a nossa disposição para ter a exata noção de nosso valor pessoal, sem a necessidade de diminuirmos o valor pessoal dos nossos pares.  Por isso, ela, de certa forma, é atributo que reveste e aparece em quase todas as nossas atitudes.

Pelo que foi discutido, até aqui, talvez possamos finalizar com o seguinte lembrete: quando tomares a frente de algo, deixa que a humildade chegue primeiro.

7 comentários sobre “Triunfar…

  1. bruno benigno disse:

    Tinha um professor que dizia que o tempo é uma criação cultural, portanto, uma obra do homem, e que por isso mesmo, não servia para marcar a mudança nas coisas, como as vezes temos a ilusão. Na verdade, o tempo marca apenas a nossa passagem pela vida, o nosso momento no mundo. Assim, devemos aproveitar esse momento transitório que é a vida, da melhor forma. Qual forma seria? Aquela mais sincera possível a nossa natureza . Como saber que as nossas escolhas são consentâneas com nosso ser?Através do auto-conhecimento. Por sua vez, este auto-conhecimento advém também da humildade e da própria idéia de que a vida é passagem.
    “O que é grande no homem, é que ele é uma ponte e não um fim: o que pode ser amado no homem, é que ele é um passar e um sucumbir”. — Nietzsche, Assim Falou Zaratustra

    P.S.: perdoe os erros, ainda não me adaptei as reformas da língua-mar.hehehehe.
    Parabéns,um beijo.

  2. Alusssandra disse:

    Parabéns pela iniciativa e realização, Lidu!
    Me sinto agraciada com o seu blog! Sinto como se ele tivesse sido feito para mim, pois me identifiquei muito com a proposta dele. Já pensou em quantas pessoas terão esta mesma sensação?! Valeu a pena, viu!
    Um abraço

    • blogdotriunfo disse:

      Alu,
      O objetivo do blogdotriunfo é esse mesmo. Compartilharmos nosssos saberes e dúvidas para nos aproximarmos do nosso florescimento pessoal.
      Beijo

  3. Gaby disse:

    Lidú,

    Parabéns pela idéia, pelo texto, pelo exercício proposto, enfim, por esse espaço que nos dará a chance de estar mais próxima de você. Vou ser leitora assídua. Tudo de bom pra você.

    Gaby

  4. Irani de Paula disse:

    Lidu, seu Blog é um presente a todos nós neste 2009, parabéns por mais essa realização, você é um exemplo do que é compartilhar! beijos saudosos, amiga.
    Irani

  5. Sandra Opazo Ricciardi disse:

    Saudades de ti….Parabéns e muito lisongiada de poder ter acesso aos seus textos.Te desejo um 2009 muito iluminado!!!!Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s